EvoluçãoSão PauloTabus

São Paulo se reinventa, quebra tabus e volta ao seu patamar

São Paulo vai voltando ao patamar de anos anteriores, isso vem ocorrendo de acordo com o trabalho que vem sendo desenvolvido além das quatro linhas. Para ter uma ideia disso, é necessário voltarmos no tempo.

Janeiro de 2021, o então presidente eleito, Júlio Casares, começa seu trabalho na ponta do São Paulo Futebol Clube. Bem como, já nos primeiros meses de mandato, o então presidente vê o clube sair da fila de títulos estaduais e vence o Paulistão logo após 16 anos.

Passando-se o tempo, o time chega em outra final, dessa vez, o paulistão 2022. Entretanto, diferentemente do ano anterior, derrota para o Palmeiras. Bem como o São Paulo, ainda em 2022, consegue chegar na grande final da Copa Sul-Americana contra o Independiente del Valle na Argentina em jogo único, derrota para os equatorianos por 2×0.

Em suma, o clube com uma nova diretoria e um novo planejamento, chegou em três finais em duas temporadas e isso mostra o início da evolução do clube, independente do resultado.

Em seis meses, São Paulo conquista Copa do Brasil, vence Corinthians em Itaquera e dá fim aos seus tabus.
Tricolor quebra seus tabus em seis meses Reprodução: São Paulo FC

Outrossim foi ter contratações pontuais em posições específicas, tentando sempre manter uma base construída, houve época em que o clube apresentava oito, nove, dez atletas de uma só vez, muitas vezes sem a necessidade de ter um elenco tão cheio assim.

Com feitos positivos, Casares foi reeleito presidente pelo próximo triênio (2024, 25, 26), não houve da oposição candidato para competir com o mandatário, que foi candidato único.

Apoio da torcida

É importante ressaltar o intenso apoio do torcedor são paulino nos últimos anos. A torcida enxergou a evolução do time, desse modo, foi enchendo cada vez mais as partidas no Morumbi e lotando os setores de visitante quando jogava fora de casa. Isto é, a média de público no MorumBIS no ano passado era maior de 40 mil torcedores.

Fim dos Tabus

Os últimos seis meses vem sendo especiais pelos lados da Barra Funda. Em setembro de 2023, o São Paulo chega a grande final da Copa do Brasil contra o Flamengo e, logo após vencer no Maracanã por 1×0, a equipe paulista segurou o empate em 1×1 no MorumBIS e conquistou, finalmente, a Copa do Brasil.

Dorival Jr conseguiu o feito que tantos outros treinadores não conseguiram. Casares buscou o treinador enquanto estava desempregado, chegou e levou ao clube o título que faltava na sala de troféus. No início deste ano, Dorival deixou o time para assumir a seleção brasileira e, em seu lugar, chegou Thiago Carpini.

Enquanto isso, faltava ainda um tabu a ser quebrado, enfim, ele não existe mais. Corinthians x São Paulo já haviam se enfrentado 18 vezes na Neo Química Arena, sendo 11 vitórias alvinegras e 7 empates.

Ontem (30), as equipes se enfrentaram pela 19° vez na zona leste e foi nesse jogo que o tricolor derrubou mais um empecilho. Os gols de Calleri e Luiz Gustavo deram ao time a primeira vitória em território rival.

Até aqui em 2024, foram quatro jogos realizados, sendo três vitórias e um empate, o time está invicto. Claro, ainda é cedo para dizer que a temporada será positiva, o time terá calendário cheio com as disputas da Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. Mas é possível dizer vendo o São Paulo dos últimos anos: A equipe vai voltando ao seu patamar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *