Em meio às eleições, Corinthians prepara dispensas para 2024
Conforme já é do conhecimento de todos, a temporada 2023 do Corinthians não foi das melhores. A equipe foi eliminada nas quartas de final do Paulistão pelo Ituano, eliminado na primeira fase da Libertadores, além das quedas nas semifinais da Copa do Brasil e Sul-Americana.
Fora isso, o alvinegro ainda convive com o fantasma da zona de rebaixamento no campeonato brasileiro. Atualmente, está na 13° posição com 30 pontos conquistados, apenas quatro a mais do que o Vasco, primeiro dentro da zona do descenso.
O brasileirão entra neste final de semana na 26° rodada e o Corinthians terá um clássico pela frente. Neste sábado (07), às 21h, o time de Mano Menezes recebe o Flamengo em Itaquera. Um resultado negativo pode deixar a situação dentro do clube ainda pior. Mas a temporada do timão parece longe do fim.
Não são apenas estas 12 rodadas restantes que vão deixar o timão encerrar 2023, até porque, fora de campo, o clube promete ainda estremecer. Acresce que, no próximo dia 25 de novembro, no Parque São Jorge, será realizada a votação para que possamos conhecer o novo presidente do clube em 2024.
A partir da próxima temporada, o coringão terá seu 32° presidente na história, que substituirá o então mandatário, Duílio Monteiro Alves. Muitos torcedores afirmam que Duílio não foi um bom presidente ao clube e que não deixará saudades.
Em suma, dois candidatos brigam pelo posto de presidente do clube pelos próximos três anos, são eles: André Luiz Oliveira, conhecido como “André Negão”, é candidato da atual situação do Corinthians, próximo de Andrés Sanchez. Outrossim, será Augusto Melo, que vem como candidato da oposição e perdeu a última eleição justamente para Duílio por uma pequena diferença de votos.
Dispensas para 2024
Independente de quem vencer as eleições corintianas, é provável que o ano de 2024 do clube paulista comece com muitas mudanças. Um número grande de dispensas dentro do clube é esperado ao fim já desta temporada.
A começar pela linha defensiva, o zagueiro Gil deve deixar o clube ao final deste ano, enquanto isso, Fábio Santos já deixou claro o seu desejo de encerrar suas atividades profissionais ao fim do contrato. Outro que pode deixar o clube é o uruguaio, Bruno Méndez.
O meia Maycon, emprestado pelo Shakhtar Donetsk, deve voltar para a Ucrânia. Giuliano e Cantillo, com contratos perto do fim, também não devem renovar. Paulinho, afastado por lesão e por ter o maior salário do elenco, também deve deixar o clube.
No ataque, Ángel Romero, pouco aproveitado até aqui, tem vínculo até 31 de dezembro e também pode deixar o Corinthians em 2024. A dúvida fica na questão de Renato Augusto. Nesse sentido, ainda existe uma incógnita sobre a continuidade do camisa 8.
Bem como, essas mudanças não serão apenas dentro de campo, mas também atinge o departamento de futebol do clube. Duílio deixará a cadeira de presidente ao final de dezembro, assim como o gerente de futebol Alessandro, que deixará o cargo vago para a nova gestão.
O torcedor espera que essas sejam mudanças positivas, a fim de que bons ares soprem no clube. Até aqui, já são quatro anos sem títulos, desde a conquista do Paulistão 2019, o torcedor do Corinthians quer e precisa de uma resposta.