BotafogoBrasileirãoLíder

Como o Botafogo foi dos insucessos a liderança do brasileiro

De eliminado no estadual a líder no brasileiro, Botafogo dá a volta por cima na temporada e mostra poder para brigar por coisas grandes neste ano.

Logo após a chegada de John Textor e a SAF, o torcedor botafoguense tem expectativas de que pode, finalmente, brigar por algo maior em campeonatos nacionais e colocar novamente a imagem da estrela solitária no auge do futebol brasileiro.

Contudo, o início não foi fácil, nem dos melhores. O último título da equipe foi em 2021, campeão da série B, conquistou também sua volta a elite do brasileirão.

Pensando em campeonato estadual, vai mais tempo ainda, em 2018. Não raro, a briga por contratação de reforços de peso sempre está na pauta da torcida botafoguense, Textor trouxe então o técnico português Luís Castro e alguns nomes conhecidos do futebol nacional para reforçar a equipe.

Botafogo é o líder e o único invicto neste brasileiro
Botafogo é o único 100% neste brasileirão / Reprodução: Vitor Silva / Botafogo Futebol e Regatas

Eliminação no carioca

Incialmente, a eliminação no campeonato carioca de forma antecipada frustrou os planos do alvinegro, a equipe sequer se classificou para a semifinal do estadual. Restou jogar a Taça Rio. Já no campeonato secundário, a equipe chegou à decisão diante o Audax-RJ, conquistou o título de honra, mas não agradou muito.

Na sequência, quase ficou pelo caminho na Copa do Brasil, foi buscar no último e polêmico lance o gol de empate diante o Sergipe fora de casa, que deu a classificação aos cariocas e muita confusão ao término da partida.

Dessa forma, Luís Castro já balançava no cargo de treinador, até que a equipe começou a se encaixar, jogar bem e surpreender neste início de campeonato brasileiro.

Invencibilidade

Atualmente, a equipe está há 12 partidas sem perder, sendo a última derrota em 8 de março, ainda pela taça Rio contra a Portuguesa-RJ. São 10 vitórias e 2 empates, a equipe venceu os três primeiros jogos no brasileirão e se mantém como a única 100% no torneio:

Botafogo 7×1 Brasiliense (Copa do Brasil)
Portuguesa-RJ 0x0 Botafogo (Taça Rio)
Botafogo 3×1 Portuguesa-RJ (Taça Rio)
Audax-RJ 1×2 Botafogo (Taça Rio)
Magallanes 2×2 Botafogo (Copa Sul-Americana)
Botafogo 5×2 Audax-RJ (Copa Sul-Americana)
Ypiranga-RS 0x2 Botafogo (Copa do Brasil)
Botafogo 2×1 São Paulo (Brasileirão)
Botafogo 4×0 César Vallejo (Copa Sul-Americana)
Bahia 1×2 Botafogo (Brasileirão)
Botafogo 2×0 Ypiranga-RS (Copa do Brasil)
Flamengo 2×3 Botafogo (Brasileirão)

Muito desta boa fase alvinegra se deve as boas fases e confiança de seus atletas. Na última partida, diante o Flamengo, o goleiro Lucas Perri fechou o gol, enquanto isso, lá na frente, Tiquinho Soares vai marcando seus gols e ajudando a equipe.

O centroavante é um dos artilheiros da competição, já balançou as redes três vezes (1x contra o São Paulo e 2x contra o Flamengo). Além do defensor e do fazedor de gols, é preciso também citar a boa fase do meia Eduardo.

Do mesmo modo vem se destacando, sendo o motor da equipe nas criações. Ainda é cedo para dizer que será assim até o final, mas, permanecendo nesta pegada, a equipe tem totais chances de conquistar de volta o seu lugar entre os destaques da temporada.

Na próxima rodada, o alvinegro recebe no Nilton Santos o Atlético-MG domingo (7) às 18h30.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *