ChampionsInter de MilãoManchester City

City e Inter decidem o título da Champions League neste sábado

Está chegando a hora da decisão, Manchester City x Inter de Milão estão há poucas horas do duelo que valerá nada mais do que o título de maior time europeu, o título da UEFA Champions League.

Ocasionalmente, os italianos chegam na finalíssima em busca do tetracampeonato, venceram nas edições 1963/64, 1964/65 e 2009/10. Contam também com o brilho de suas estrelas do meio-campo pra frente, caso estes de Lautaro Martínez, Lukaku, Mkhitaryan e Çalhanoğlu. Além disso, para chegarem à final, eliminaram nada menos que seu maior rival, Milan.

Para chegar até esta final, a Inter de Milão precisou passar por desafios complicados as fases anteriores. Na fase de grupos, os italianos caíram no grupo C, junto com Barcelona, Bayern de Munique e Viktoria Plzen. No jogo de estreia, já um banho gelado, derrota diante seu torcedor por 2×0 para o Bayern.

Logo após, a Internazionale se recuperou e venceu o Viktoria Plzen na República Tcheca por 2×0. Posteriormente, vitória em Milão contra o Barcelona, 1×0. Nas partidas da volta em seu grupo, a equipe empatou em 3×3 com o Barcelona no Camp Nou, goleou o Viktoria Plzen por 4×0 no San Siro e encerrou a primeira fase com derrota, 2×0 para o Bayern, na Alemanha.

Estes resultados levaram os italianos a se classificarem na segunda posição do grupo com 10 pontos, o próximo passo eram as oitavas de final da competição europeia. Logo após sorteio realizado na sede da UEFA, o Porto, de Portugal, apareceu o caminho da Inter de Milão. Na ida, vitória magra dos italianos, 1×0 em casa e vantagem do empate para o jogo da volta. No segundo jogo, a equipe conseguiu segurar a enorme pressão dos portugueses, garantiu o empate sem gols e avançou para as quartas.

Na fase seguinte, o adversário foi outra equipe portuguesa. O Benfica duelou com os italianos, na primeira partida, vitória por 2×0 da Inter jogando em Portugal, na volta, diante seu torcedor, empate por 3×3 e vaga garantida para a semifinal.

City x Inter decidem o título da Champions
Inter tenta o tetra, City busca o título inédito / Reprodução: Michael Regan (Getty Images)

Derby de Milão

Em virtude de suas classificações, quis o destino que Milan x Inter se enfrentassem na semifinal da UEFA Champions League. O clássico “Della Madonnina”, como conhecido, seria o desfecho das fases eliminatórias levando uma das equipes para a grande final da Champions 2022/23. As duas partidas foram jogadas no estádio San Siro, a primeira com mando do Milan, e nesta partida, a Inter não deu chances ao rival e venceu com sobras por 2×0.

Na partida da volta, agora com sua torcida como maioria, outra vitória, desta vez por 1×0, no agregado, 3×0 Inter e a vaga na grande decisão garantida, sonho aceso do tetracampeonato.

Manchester City

Do mesmo modo em que a Inter de Milão vem sedenta pelo título, o Manchester City não não deixará barato e lutará como nunca pela orelhuda. Isso porque os ingleses nunca conquistaram o torneio, chegaram na final recentemente, contra o Chelsea em 2021, mas foram derrotados por 1×0. Agora, Pep Guardiola terá mais uma chance de dar ao clube o título que falta em sua galeria pensando em torneios europeus.

O que dá esperanças aos citizens, é que a temporada vem sendo excelente. O time foi campeão inglês após tirar uma grande diferença de pontos do Arsenal, assim também como venceu a Copa da Inglaterra, batendo na final o rival Manchester United, a champions viria ao time inglês como uma “tríplice coroa”, mais do que isso, escreveria a história que falta ao clube.

Para chegar até aqui, o Manchester precisou passar primeiro pelo grupo G que contava também com o Borussia Dortmund, Sevilla e Copenhagen. A estreia foi fora de casa contra o Sevilla, na Espanha, a equipe não tomou conhecimento do rival e aplicou uma goleada por 4×0. Posteriormente, estreia em casa e com mais uma vitória, 2×1 para os ingleses contra o Borussia Dortmund.

O terceiro jogo, então, foi outra goleada, desta vez diante da torcida. Os citizens viram no Etihad Stadium um sonoro 5×0 em cima do Copenhagen e praticamente a vaga para a próxima fase já assegurada de forma tranquila.

No returno, primeiro tropeço, empate sem gols contra o Copenhagen na Dinamarca. Na sequência, outro empate sem gols fora de casa, desta vez, contra o Borussia Dortmund, na Alemanha. Pra fechar a primeira fase, o City venceu novamente o Sevilla, agora por 3×1 e garantiu a liderança de seu grupo.

Nas oitavas, um show inglês. Logo após empatar em 1×1 contra o RB Leipzig fora de casa, os ingleses fizeram nada menos do que 7×0 com show de Erling Haaland, o centroavante marcou cinco dos sete gols, se isolando na artilharia da competição.

Nas quartas, um clássico de potencial. O City encontrou pelo caminho o Bayern de Munique, no jogo de ida, em Manchester, reinou o poderio ofensivo dos azuis, 3×0. Na volta, empate em Munique por 1×1 e ida para a semifinal garantida.

Daí, surgiu um embate daqueles valendo vaga na final, foi uma reedição da última temporada. Na edição anterior, Manchester City x Real Madrid se enfrentaram e os madridistas se deram melhor, avançando a decisão, ao qual foram campeões em cima do Liverpool.

Agora, os papéis se inverteram, a primeira partida foi na Espanha e o City arrancou o empate em 1×1. Na volta, um baile inglês sobre os merengues. 4×0 City diante seu torcedor, dessa forma, 5×1 no agregado e vaga garantida para a grande decisão da UEFA Champions League.

Enquanto isso, o grito de campeão já está na garganta dos torcedores de City e Inter, mas apenas um deles poderá soltá-lo. É certo que, neste sábado (10) às 16h, a bola vai rolar em Istambul, na Turquia, no estádio Olímpico Ataturk. Sendo assim, conheceremos o campeão de mais uma edição, a 68° do maior torneio de futebol da Europa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *