ABCAmérica-RN

ABC e América-RN lutam contra o rebaixamento em suas divisões

O Rio Grande do Norte é celeiro de belos lugares, lindas praias, seja no litoral norte com Genipabu, Maracajaú, São Miguel do Gostoso, ou no litoral sul com Ponta Negra, Pirangi, Malembá e afins. Um dos Estados onde o sol nasce primeiro, onde a temperatura diária é alta, onde se encontra receptividade e muito futebol. Por lá, existem muitos torcedores apaixonados e que respiram esse esporte e torcem muito pelos times da região, seja ABC ou América-RN.

Esta temporada era esperada pelos torcedores potiguares, pois ambas as equipes disputariam divisões nacionais, sendo o ABC a série B, e o América a série C. Mas tão logo após o início das competições, a esperança de vôos maiores vem se tornando frustração para os dois lados.

A começar pelo ABC, que na temporada passada, garantiu seu acesso para a segunda divisão do futebol nacional. Um time de 108 anos de história, reconhecido como o maior campeão do mundo, 57 vezes campeão potiguar, era o momento da levantada do clube que não joga a elite desde 1985. Assim, a equipe estreou na série B, e desde então, briga contra o descenso.

Após 19 rodadas, o ABC é o último colocado. Bem como, destas dezenove partidas, foram apenas duas vitórias (Tombense e Avaí), seis empates e onze derrotas. Foram 13 gols marcados e 27 sofridos, sendo ao todo, apenas 21% de aproveitamento no torneio nacional.

ABC e América brigam contra o rebaixamento
Potiguares lutam em suas divisões contra iminência de queda Reprodução: GE

Invasão da torcida

Posteriormente a derrota contra o Criciúma na décima sexta rodada em casa e jogando com um a mais, a torcida resolveu protestar de forma mais acintosa quanto à fase do alvinegro. Alguns destes pularam o muro da sede do clube e depredaram carros dos atletas que lá estavam parados. O caso foi parar no MPRN (Ministério Público do Rio Grande do Norte), que solicitou a suspensão da torcida organizada “Garra Alvinegra”.

Não tão obstante, temos também a situação um tanto quanto caótica do América-RN. Naturalmente, após o título da série D no fim do ano passado e o título potiguar deste ano, em cima de seu maior rival, não raro imaginávamos que a equipe brigaria também por uma classificação na série C, visto que a fase era boa.

Ao começar o torneio, vimos que não era bem assim. Daí em diante, o “Mecão”, como conhecido por sua torcida, degringolou e, hoje, briga ponto a ponto para fugir do descenso. Atualmente, a série C já tem 14 jogos disputados, destes, o América-RN venceu três, empatou cinco e perdeu seis. Ao todo, são 31% de aproveitamento.

Diferentemente das séries A e B, a terceira divisão é dividida por fases. Dessa forma, todos jogam contra todos em turno único e, logo após as 19 rodadas, classificam os oito primeiros para a fase de mata-mata. Enquanto isso, os quatro últimos caem para a série D, última divisão do futebol brasileiro. Em outras palavras, hoje, o alvirrubro está caindo de volta para a quarta divisão. Faltando cinco rodadas para o fim, o time está na décima oitava posição e precisa urgente realizar uma campanha de recuperação grandiosa para evitar a queda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *