OPINIÃO: Eliminação para Jamaica é vergonha para a seleção
Acabou o sonho da seleção brasileira de conquistar a sonhada copa do mundo feminina. Bem como, foi esta uma eliminação vexatória, que não imaginávamos que poderia acontecer.
Em 2019, o Brasil também enfrentou as jamaicanas na fase de grupo, vencemos por 3×0 com um hat-trick de Cristiane, que neste mundial, nem foi convocada.
De fato, antes do mundial havia uma esperança em cima do Brasil, principalmente pelos resultados recentes. Campeãs da Copa América contra a Colômbia na casa adversária, derrota contra a Inglaterra nos pênaltis em Wembley, mas mostrando um bom futebol e, enfim, vitória no amistoso contra a Alemanha por 2×1 fora de casa.
Já no mundial, no grupo com Panamá, Jamaica e França, era previsível que brasileiras e francesas fossem ao mata-mata. Logo após a estreia, na goleada contra o Panamá, a esperança aumentava, a ponto de dizermos que poderíamos vencer a França na sequência, adversária que a seleção feminina nunca venceu. Perdemos.
Daí, era necessário que o Brasil vencesse as jamaicanas na última rodada para garantir a classificação. Foi difícil, elas seguravam muito o jogo, desde seu início, a seleção tinha dificuldades, mas também não demonstrou bom futebol, foi um jogo irregular das nossas meninas. Tentaram, mas não furaram a retranca das africanas, empate sem gols e eliminação na copa do mundo ainda na primeira fase.
A saber, que esta foi à terceira eliminação da seleção feminina na primeira fase de um mundial, foram 1991, 1995 e agora, 2023. Isto é, tivemos hoje uma das piores campanhas já vistas do futebol feminino.
Pia Sundhage foi detonada após a eliminação. Do estilo de jogo, convocação, até o tempo que está à frente do comando técnico sem sequer aprender o português.
Seleção da adeus a Marta
Após a partida, Marta decidiu se aposentar da seleção brasileira. Então, isso significa o fim de uma era da camisa 10, o Brasil hoje se despediu da rainha dos gramados. Aos 37 anos, Marta sai sem conquistar seu maior sonho, a copa.
Pia na corda bamba
Pia precisa rever seu trabalho no mundial para buscar os erros. Antes do mundial progrediu com bons resultados, mas a imagem vexatória na Austrália faz com que uma análise profunda seja feita. Em outras palavras, é necessário balancear todo esse período de trabalho pra ver se valerá a pena mantê-la no comando para o mundial de 2027, ainda sem sede definida, mas que pode ocorrer aqui no Brasil.