Estreante e líder; Machida Zelvia chama atenção no Japão
Jogando a J1 League pela primeira vez ao longo de seus 47 anos de existência, o FC Machida Zelvia vem surpreendendo na primeira divisão da liga de futebol japonesa. Acresce que isso não é de hoje.
Na temporada 2023, o time da cidade de Machida foi campeão da J.League-2, o que equivale a segunda divisão do futebol japonês. Dessa forma, o “Zelvia” subiu pela primeira vez e estreou, nesta temporada, na principal divisão do Japão. Além disso, a equipe já completou 18 jogos na competição asiática e, atualmente, é o líder do campeonato. Foram até aqui, 12 vitórias, 02 empates e 04 derrotas.
Fundado em 1977, o clube que leva a cor azul como predominante manda suas partidas no Machida Gion Stadium, que tem capacidade para pouco mais de 15 mil torcedores. A cidade de Machida está localizada na província de Tóquio, a mais ou menos 1h30 do centro. De acordo com o último balanço realizado, a cidade conta com cerca de 430 mil habitantes.
Em virtude de seu estilo de jogo, o Machida Zelvia vem chamando a atenção, principalmente por certa semelhança com o futebol sul-americano. A catimba pra segurar a bola e gastar o tempo lembra o futebol pelos lados de cá. Coisas que não costumam acontecer do outro lado do mundo.
Tem brasileiro no elenco
Atual líder, o Machida conta com um jogador conhecido aqui do futebol brasileiro. Erik, ex-atacante de Goiás e Palmeiras atualmente disputa a J1 defendendo as cores do time. O atacante brasileiro entrou em campo 12 vezes na temporada, marcou 02 gols e deu outras 03 assistências.
Da mesma forma que o campeonato brasileiro, no Japão, o campeonato nacional conta com 38 rodadas. Assim, ainda falta mais da metade da competição a ser disputada e muita coisa pode acontecer.
Na próxima rodada, o FC Machida Zelvia recebe em seu estádio o Avispa Fukuoka, que se encontra na sétima posição. O confronto será às 03h (horário de Brasília) e valerá para os donos da casa a permanência na ponta da tabela.