Em boa fase, Argentina se torna melhor seleção da América do Sul
Aquela fase de que o Brasil sobrava nas eliminatórias e que era a melhor seleção sul-americana passou, atualmente, a bola da vez é a Argentina. Enquanto a seleção brasileira retrocedeu, se perdendo no tempo, o esquadrão comandado por Lionel Messi vem se mostrando cada vez mais consistente já há alguns anos.
Os comandados de Lionel Scaloni estão na liderança das eliminatórias para a copa, sendo a única seleção ainda com 100% de aproveitamento, ou seja, venceu todas as quatro partidas (Equador, Bolívia, Paraguai e Peru).
Não somente isso, desde 2021, os hermanos vem demonstrando que merecem estar no auge que estão. Justamente em 2021, chegaram a final da Copa América contra o Brasil no estádio do Maracanã e venceram por 1×0 com gol de Di María. Este título deu fim ao jejum de 28 anos da seleção argentina e contemplou o primeiro de Messi com a albiceleste.
Posteriormente a conquista, os ânimos ficaram aflorados pela copa do mundo. Entretanto, a derrota para a Arábia Saudita por 2×1 deixou um ponto de interrogação. Nada muito sério. Esta derrota foi na estreia do mundial no dia 22/11/2022, desde então, eles não sabem mais o que é perder.
No decorrer da competição, os argentinos venceram ainda na primeira fase o México e a Polônia. Nas oitavas despachou a Austrália, nas quartas a Holanda nos pênaltis e na semifinal a Croácia, assim, chegou a decisão contra a França.
Um dos melhores jogos da história do futebol. Muitos gols, vantagem tirada, empate por 3×3 e mais uma decisão nos pênaltis e, enfim, o sonho do tricampeonato se tornou realidade. Logo após o título, a Argentina fez quatro amistosos (Panamá, Curaçao, Austrália e Indonésia), venceu todos.
Eliminatórias para a copa
Mal terminou a copa do Catar, já teve início às eliminatórias para a copa de 2026 na América do Norte. E novamente, a Argentina tem seu protagonismo. Passadas quatro rodadas, aqui estão eles como líderes isolados da competição, com sete gols marcados e nenhum sofrido. Nas próximas rodadas, a Argentina recebe o Uruguai e sai para o clássico contra o Brasil.
Em especial, o clássico no Maracanã será talvez, a primeira vez que o Brasil não será favorito para a vitória. O retrocesso brasileiro e o momento argentino fazem com que o favoritismo fique pelos lados de Buenos Aires.
Assim também como a seleção brasileira corre o risco de perder sua maior invencibilidade, de nunca ter perdido um jogo de eliminatórias em casa, isso nunca antes esteve tão nítido aos olhos do futebol.