Após 27 anos, União São João de Araras volta a ser campeão
Fim da espera do torcedor uniense, o União São João de Araras soltou, enfim, o grito de campeão novamente. A conquista veio logo após a vitória diante a equipe do Catanduva por 2×0 no estádio Hermínio Ometto, em Araras. Com a vitória, o verdão do interior de SP foi campeão da segunda divisão do campeonato paulista e garante vaga no Paulistão Série A3 da próxima temporada.
Uma equipe tradicional no futebol paulista, bem como no cenário nacional. Seu auge foi entre os anos 80 e 90 quando, frequentemente, disputava a elite do futebol paulista. Além disso, a equipe conquistou durante esse período o brasileiro série C (1988) e Série B (1996). Esteve presente em quatro edições do campeonato brasileiro série A (1993, 94, 95 e 97) e é conhecido por ser o clube formador do lateral esquerdo, Roberto Carlos.
Ocasionalmente pelos anos 2000, devido questões financeiras, o clube passou por diversas dificuldades até chegar ao ponto da inatividade. Daí, após sete anos, a equipe voltou as suas atividades disputando a “bezinha” do futebol paulista em 2021 e, atualmente em 2023, pôde conquistá-la e garantir sua vaga para a A3.
Na primeira fase, o União São João esteve no grupo 03, onde se classificou em terceiro. Já na segunda fase, caiu no grupo 11, onde terminou líder. Posteriormente, na terceira fase, a equipe de Araras caiu no grupo 13 onde, novamente, ficou na primeira colocação.
Logo após, já nas quartas de final, eliminou o tradicional Nacional, se classificando para encarar o São Carlense na semifinal. Eliminando-os, o União São João chegou a grande decisão contra o Catanduva. Nesse sentido, após empate na ida e vitória na volta, a equipe, após 27 anos, gritou novamente o “É CAMPEÃO”.