O que o Santos precisa para permanecer na elite do brasileirão
Logo após a derrota para o Athlético-PR por 3×0 na noite do último domingo (3) em Curitiba, o Santos agora foca sua atenção para o jogo desta última rodada do campeonato brasileiro. Nesta quarta (6), a equipe recebe na Vila Belmiro a equipe do Fortaleza e busca uma vitória para depender somente de si na briga contra o rebaixamento.
Atualmente, o alvinegro é o 15° colocado na tabela com 43 pontos e só depende do próprio time para que tenha sua permanência garantida na série A. Uma vitória simples contra o leão já garante o Santos na primeira divisão no ano que vem.
Entretanto, o jogo da próxima quarta pode não ser tão simples assim. Sem compararmos os últimos cinco confrontos entre Santos e Fortaleza, foram duas vitórias do Fortaleza, dois empates e uma vitória do Santos, esta pelo brasileirão de 2021.
Bem como, no duelo entre eles no primeiro turno, em Fortaleza, goleada do leão por 4×0. Agora, as equipes se reencontram nesta trigésima oitava rodada para darem fim a temporada de 2023.
Fazendo as contas
Para que o torcedor santista possa ter um final de ano mais tranquilo, é necessário realizar algumas contas pela permanência. Isto é, papel e caneta em mãos para sabermos o que o peixe vai precisar:
Se vencer: Caso vença o Fortaleza, o Santos estará livre do rebaixamento, pois depende apenas de si para continuar na série A;
Se empatar: Vai ter que torcer para que Bahia e Vasco não vençam suas partidas. Caso isso ocorra, o Santos será rebaixado no critério de desempate;
Se perder: Terá de torcer por um tropeço do Bahia (empate ou derrota) ou uma derrota do Vasco;
Veja abaixo os confrontos dos rivais na briga com o Santos contra o rebaixamento:
Santos x Fortaleza
Vasco x Red Bull Bragantino
Bahia x Atlético-MG