Fiorentina x West Ham decidem Conference League nesta quarta
Na próxima quarta-feira (07), Fiorentina x West Ham entram em campo pela finalíssima da Conference League 22/23. A partida ocorre na Eden Arena, na cidade de Praga, na República Tcheca.
Para chegar até a decisão, a equipe italiana, inicialmente, precisou garantir sua vaga no grupo A da competição. O grupo também contava com o Istanbul Basaksehir da Turquia, Hearts da Escócia e o RFS da Letônia.
Na segunda fase, a Fiorentina passou pela equipe do Braga, de Portugal. Bem como na ida, a “Viola” venceu também a partida da volta pelo placar de 3×2. Já nas oitavas, o adversário em questão foi o Sivasspor, da Turquia.
Logo após vencer o primeiro jogo por 1×0 em casa, goleou fora de casa por 4×1 na volta, garantindo assim vaga para as quartas. Na ida, outra goleada fora de casa, mais uma vez, 4×1 para os italianos, desta vez em cima do Lech Poznań, da Polônia.
Na volta, um susto. Jogando na Itália, os poloneses venceram por 3×2, mas ainda sim, conforme o placar agregado, a vaga ficou com a Fiorentina. Na semifinal, o adversário foi o Basel, da Basiléia, e os suíços saíram na frente em busca da vaga para a final, venceram na Itália por 2×1.
Jogando na Basiléia e precisando reverter o placar, a equipe viu pela primeira vez no torneio uma situação adversa difícil de reversão, mas nada abalou. Vitória italiana por 3×1, virando o placar no agregado e garantindo assim vaga para a grande decisão.
West Ham
Os ingleses caíram no grupo B, ao lado de Anderlecht, da Bélgica, Silkeborg, da Dinamarca e o Steaua Bucareste, da Romênia. E não tomaram conhecimento dos adversários. Em suma, dos seis confrontos da primeira fase, foram seis vitórias, terminando a primeira parte da competição com 100% de aproveitamento.
Passando assim direto para as oitavas de final, o West Ham pegou nesta fase o AEK Lanarca, do Chipre. Logo após vencer a ida por 2×0 fora de casa, a equipe de Londres goleou em casa por 4×0 e partiu para as quartas. Na fase seguinte, o adversário foi o Gent, da Bélgica. Na ida, 1×1, na partida de volta, outra goleada, 4×1 e passagem garantida para a semifinal.
Esta fase da competição foi bem polêmica, ocorridos lamentáveis vistos na segunda partida ofuscaram a classificação da equipe de Londres para a decisão. No primeiro jogo, no estádio Olímpico de Londres, vitória sobre o AZ da Holanda por 2×1. Na volta, na cidade de Alkmaar, outra vitória, desta vez por 1×0 e vaga na final garantida. Ocasionalmente, as cenas vistas nesta partida foram um tanto quanto negativas.
Isso porque, torcedores locais tentaram invadir o setor dos camarotes, onde familiares de atletas do time inglês estavam, esses eram os alvos das agressões que os holandeses despejavam com raiva no interior do estádio.
Por sorte, dois torcedores da equipe inglesa conseguiram travar as escadas que dão acesso as tribunas, e entre socos e pontapés, afastaram os holandeses dali. Jogadores também foram para cima, afim de defender seus familiares, o tempo fechou muito na Holanda, mas no fim, vitória e classificação invicta inglesa.
Agora, Fiorentina x West Ham duelarão na Eden Arena nesta quarta (07) às 16h (horário de Brasília). O campeão desta edição garante vaga na próxima Europa League.